quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Merry Checker

Feliz Natal pra quem comemora! Ou, pelo menos, bom feriado, pra quem, ao contrário de mim, não trabalha. Antes que eu receba e-mails reclamando que eu não estou postando yaoi o suficiente (sim, eu recebo e-mails sobre isso!), vamos falar de Merry Checker. Eu lembrei desse mangá enquanto lia o josei que comentei na segunda-feira. Não que sejam parecidos por seu enredo, mas essa história de Suzuki Tsuta também fala sobre blogueiros.

Aoyama Shiomi (ou Shio na internet) é dono de um blog popular, em que ele escreve sobre seus hobbies ou comenta sobre seu dia a dia de uma maneira ríspida. Ele combina de encontrar com alguns amigos que conheceu na internet e fica surpreso quando um de seus amigos anuncia que a famosa blogueira Miya irá participar do tal encontro. Miya é famosa por colocar trechos de um livro que está escrevendo em seu blog, e seus fãs especulam sobre quem ela é, acreditando que ela é uma estudante colegial ou algo assim. Entretanto, Shio deduz  corretamente que Miya não só é adulta, como é do gênero masculino, e identifica um cara alto e gentil que encontrou no trem e está no local do encontro como sendo Miya. Miya é, na verdade, um escritor e ele acompanha o blog de Shio, aceitando a ir nesse encontro justo para conhecê-lo.

No dia seguinte, Shio acorda na casa de Miya, pois foi levado para lá por estar completamente bêbado. Os dois passam o dia juntos, por terem alguns gostos em comum, e Shio acaba gostando muito de Miya, acreditando que os dois podem ser amigos. Aos poucos, essa atração vai se modificando e Shio, que é muito perceptivo em relação aos outros, nota que Miya está apaixonado por ele... E percebe seus próprios sentimentos por Miya.

Acho que a decisão de Shio sobre gostar de Miya pode parecer meio rápida demais, mas acho que faz sentido, se tratando desse personagem. Aliás, o Shio é o principal motivo que faz esse mangá ser tão interessante. Alguns autores acham que basta afirmar que o personagem é inteligente numa narrativa ou num diálogo e isso automaticamente se torna uma característica dele. Não é bem assim. O personagem precisa demonstrar suas características em suas ações e o leitor deve conseguir captar isso, sem precisar de descrições vazias. Shio é inteligente, perceptivo, maduro, honesto e emocionalmente estável. Não precisa que a autora diga isso, pois Shio age dessa forma e é coerente a história toda com a sua personalidade. Conseguimos entender as ações dele e a forma que ele pensa, sendo que é Shio que nos guia pela a história e isso o torna um personagem bastante humano. Shio parece uma pessoa que realmente pode existir. Ou melhor, eu acredito que existem Shios por aí. Miya, em compensação, é menos desenvolvido ou profundo, mas, por um lado, isso se dá a maior parte da história ser narrada por Shio e não por ele. 

  

Eu adoro o estilo dessa a autora. A arte é bonita e expressiva. Incrível o modo que ela desenha rostos. Ambos os personagens são interessantes e divertidos, especialmente o Shio, e acho que ela fez um bom trabalho retratando blogueiros. Não existe um grande enredo por trás, sendo uma história slice of life, cujo foco é seus personagens (especialmente o Shio), e acho que o objetivo foi cumprido. Não existe nada específico que eu não goste nesse trabalho e acho que é uma leitura bem tranquila e interessante, para quem está procurando um mangá mais maduro e que não seja recheado de drama. Vou dar nota "9".

A tradução em inglês foi feita pelo Dangerous Pleasure.

Nenhum comentário:

Postar um comentário