segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Love Blog!!

Pelo que eu vi pela internet, a maior parte das pessoas não gosta de Love Blog!!. Estou chocado com isso, pois eu li tudo de uma vez durante a madrugada e me apaixonei por esse mangá. Fazia tempo que eu não ficava tão empolgado lendo um shoujo ou um josei. Olha, pra mim, a Fujiwara Akira está de parabéns pelo trabalho que fez. 

Yamagishi Eriko é uma jovem de 23 anos que trabalha em uma companhia e não anda com muita sorte em sua vida amorosa. Por ela não parar de se queixar sobre seus problemas, seu primo, Masami, sugere que ela escreva um blog. Assim, no seu "Love Blog", ela começa a detalhar sobre sua vida: comentando sobre sua rotina, seus amigos, seus problemas e, é claro, seus amores. Eriko tem uma queda um tombo pelo seu chefe, Kai Takahito, e é alvo dos sentimentos de um colega de trabalho, Azumi Ryuichi. Ela também conta com sua amiga Tomoe, que também está sofrendo de problemas amorosos.

Acho que o que mais incomoda os leitores que pegam esse mangá para ler é que Eriko não é perfeita. Ela não é a típica heroína de shoujo que é completamente altruísta. Muito pelo contrário. Eriko é humana, sendo cheia de qualidades, sim, mas também repleta de defeitos. Eu gostei muito da caracterização dela. Inicialmente, ela parece ser apenas uma menina superficial e alegre, mas aos poucos vemos o quanto, na verdade, Eriko se questiona e pensa sobre as coisas, analisando cada uma de suas ações. Ela também se mostra forte e capaz em vários momentos, também sendo egoísta em tantos outros. As postagens que ela faz no blog são transcritas nos capítulos, sempre sendo alguma reflexão de Eriko sobre a natureza humana. Ela se questiona sobre o porquê de as pessoas mentirem, o porquê de o ato sexual ter tanto significado para os seres humanos, o porquê de as pessoas sentirem ou não culpa... Enfim, e os comentários dela são pertinentes. Em nenhum momento as ações dela tentam ser passadas ao leitor como corretas ou como heroicas. Na verdade, a própria personagem tem consciência de que agiu mal em vários momentos. Também acho interessante como a Eriko (e a Tomoe também) tem uma vida sexual, sim, gosta de sexo e não tem vergonha disso. É raro ver isso, especialmente nos mangás direcionados ao público feminino, em que se espera que a protagonista seja virginal e perfeita. 

Durante a história toda fica curiosidade de com quem a Eriko vai terminar a história, já que ela, também ao contrário do que se vê normalmente, tem mais de um relacionamento ao longo da história. Pessoalmente, eu não curti o final taaanto assim, mas achei que fez sentido com a história que estava sendo desenvolvida. 

  

Eu gostei muito do mangá, mas fica aqui dois pontos importantes: 1) minhas opiniões costumam ser pouco populares e 2) esse mangá é um josei bastante adulto (há cenas explícitas de sexo). Se não tem certeza que vai curti, dê uma olhada nos trabalhos da Yoshimizu Wataru primeiro, especialmente Cherish e Spicy Pink. Se curtir e achar que aguenta algo mais adulto, boa sorte na leitura de Love Blog!!. Depois que você se acostuma com a arte, que é antiquada e não muito bonita, a história se torna cada vez mais interessante. Tem tanto reflexões interessantes quanto cenas cômicas. Eu vou dar nota "10" porque eu realmente curti. 

A tradução em inglês foi feita pelos grupos Alice Dreams e Shojo Manhwa Scans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário