sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Shounen yo, Taishi toka Iroiro Idake

Graças ao pessoal que fez uma doação ao BL Scanlations, eu estou tendo a oportunidade de traduzir Shounen yo, Taishi toka Iroiro Idake, que é mais conhecido pelo título que a editora gringa lhe deu: Boys Be Ambitious!. É um mangá absolutamente hilário, com tudo que eu curto numa comédia. Nagai Saburou conseguiu fazer um dos mangás mais divertidos que eu já li.

Não há muita gente morando nos dormitórios da escola Akeboshi, pois grande parte dos alunos mora próximo da escola, mas há um grupo de alunos excêntricos, para se dizer o mínimo, morando no dormitório masculino do segundo ano. É para lá, também, que o aluno transferido Satomi Kazuma vai morar. Ele é muito bonito, chamando à atenção de todos os seus colegas e os intimidando por ter uma aura opressora. Isso não se aplica à Inoue Masaji, que decidiu que quer fazer amizade com Kazuma. Masaji é um cara muito alegre, ao ponto de ser considerado irritante pelos colegas de dormitório, e não demora até ele irritar, também, Kazuma.

Os dois começam assim uma amizade... Quer dizer, Masaji insiste para que Kazuma seja seu amigo, mas é veementemente rejeitado. Apesar disso, aos poucos Kazuma vai diminuindo suas defesas em relação a Masaji. Outros dois colegas de dormitório também acabam se intrometendo no relacionamento dos dois: Nishigori - que é apaixonado por Masaji - e Katsura - que só gosta de ver o circo pegar fogo mesmo. Essa história é super-engraçada, ao ponto de fazer chorar de rir. Mesmo quando a situação fica tensa, logo uma piada ou outra já resolve tudo. 

Também tem duas oneshots super-curtinhas: Almost Lovers, em que Hiroto esconde de seu namorado que é virgem, tenta fazer de conta que é experiente e não sabe mais como lidar com isso; e também Single-Cell First Love, sobre um estudante que se apaixona pelo diretor da escola, por achá-lo fofo. Apesar das duas terem sido engraçadas, também fora muito curtas, então não me interessaram muito. Preferia mais sobre os personagens da história principal.

  

Eu gostei que, assim como Gintama e Yu Yu Hakusho, a autora se utiliza de expressões faciais horrorosas e engraçadas para expressar o que os personagens estão sentindo. Deve ser reconhecido que a arte dessa autora é muito bonita (vide a capa), mas ela, em muitos momentos, desenha de uma forma diferente com o propósito de deixar a história mais engraçada. Também gostei bastante dos personagens, que são muito divertidos, cada um a seu modo. É um mangá nota "9" para mim. Quando eu digo que nem todos irão gostar desse mangá é porque é um mangá que fica mais na comédia mesmo, apesar de ter a questão romântica (muito de leve).

Esse mangá, em inglês, foi licenciado e publicado pela SuBLime. Já em português, a tradução é do BL Scanlations

Nenhum comentário:

Postar um comentário