quarta-feira, 22 de maio de 2013

Koukou Debut

Mais um titulo shoujo nessa semana. Esse é outro dos poucos shoujo românticos que eu gosto. Koukou Debut é um mangá cheio de clichês, mas, ao contrário de outras séries, isso não se torna um problema, pois esses elementos são bem empregados e, de fato, funcionam. Li outros mangás shoujo da mesma autora, Kawahara Kazune, e também gostei; eventualmente irei comentá-los aqui.

Nagashima Haruna é a protagonista dessa história. Quando estava no ginasial, sua vida consistia em jogar softball e ler histórias em quadrinhos, mas, agora que entrou no ensino médio, Haruna decide colocar toda sua energia em arranjar um namorado e viver um grande romance. Essa situação dá o nome ao mangá: Koukou Debut significa "estréia no colegial", descrevendo essa mudança de vida que Haruna objetiva. Para ajudá-la nesse objetivo, Haruna pede a ajuda de um senpai, Komiyama Yoh, que concorda em treiná-la para que se torne uma menina atraente para os rapazes, desde que ela não se apaixone por ele.

É bem óbvio que essa condição, mais cedo ou mais tarde, será quebrada, mas ainda assim Koukou Debut consegue se manter interessante. O novo casal enfrenta cenários bastante estranhos (e cômicos!), mas também tem seus momentos tranquilos em que podem compartilhar seus sentimentos. Cada personagem da história é interessante a seu modo e tem seu papel na história. 

Haruna pode parecer a típica protagonista de shoujo, por esse simples sumário, mas ela não é. Ela é atrapalhada, gentil e tolinha, mas também é forte, determinada e valente. Eu realmente gostei dela nessa história, especialmente por ela ser tão engraçada, sendo que ela estabelece um grande contraste com Yoh, que é um herói relutante, sério e sincero. 

  

O grande ponto forte da história é como o relacionamento entre os protagonistas desenvolve e os faz se tornarem pessoas melhores, superando seus defeitos. Essa mangaka escreveu bem seus personagens, inclusive os personagens mais secundários, fazendo-os se tornarem bastante críveis. Nota "9" para esse mangá!

NCIS e Boku-Tachi o traduziram para o inglês, mas também foi publicado pela editora VIZ. Em português, as traduções do Manga Dream estão paradas há bastante tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário